Encontro Diário com Deus

Jesus, quando esteve na terra, levantava-se de madrugada e ia para um lugar deserto orar (Marcos 1:35). Talvez você se pergunte: “Mas Jesus é Deus. Ele e o Pai são um. Então por que Ele levantava cedo para estar a sós com Deus?” Enquanto estava na terra, Jesus era cem por cento Deus, mas também cem por cento homem. E era como homem que Ele precisava disso. Assim nós, como filhos de Deus, também precisamos desse tempo a sós com Deus. Precisamos deixar a agitação do dia e ir para um “lugar deserto” para ter um encontro pessoal com nosso Pai.

Durante o dia podemos estar em constante comunhão com Jesus: conversando com Ele, cantando ou ouvindo um louvor, lendo algum versículo rapidamente em uma rede social ou um site, amando e ajudando o próximo, aconselhando alguém, etc. Isso é excelente, é caminhar com Jesus. Mas assim como quando estamos fazendo qualquer atividade física, precisamos parar para descansar, tomar água, comer, para termos energia, da mesma forma precisamos desse encontro pessoal diário (devocional diário) como fonte de energia para nossa caminhada com Jesus.

Quando queremos conhecer alguém buscamos informações sobre esta pessoa. Para buscar informações sobre o nosso Salvador e Senhor, nosso devocional diário deve conter no mínimo três:

- Leitura: a bíblia é a Palavra de Deus. Através dela você conhecerá o plano de Deus para a

- Meditação: meditar no que Deus falou conosco através da leitura fará com que a verdade bíblica comece a tomar conta de nossa mente, emoções e desejos. Ou seja, vai permitir que a Palavra nos

- Oração: quando oramos temos a oportunidade de louvar a Deus, agradecer, adorar, confessar nossos pecados, interceder por outras pessoas, pedir ajuda em nossas dificuldades, contar de nossas alegrias, tristezas, sonhos e frustrações.

Esses elementos são essenciais, pois sem eles não há como conhecer a Deus. Mas eles não são os únicos elementos. Podemos variar nosso devocional adicionando outros elementos, como cantar ou ouvir um louvor, por exemplo. O louvor quebranta nosso coração, nos aproxima do nosso Pai e é uma expressão de gratidão e adoração ao nosso Deus. Costumo dizer que o louvor é uma.

A prática do devocional é um desafio diário. Pois desde o primeiro até o último minuto do nosso dia temos nossa agenda lotada, com várias atividades para fazer. Essas atividades são importantes e necessárias (algumas nem tanto, não é mesmo?). Na ânsia de cumprirmos nossa agenda, fazendo o que tínhamos planejado para o dia, muitas vezes acabamos deixando de lado nosso encontro diário com Deus. Porque “não deu tempo” ou estamos muito cansados.

Lembremos que Deus deseja esse tempo diário conosco. Além do mais, se estamos vivendo uma vida sem nos encontrarmos diariamente com Deus para desenvolvermos um relacionamento com Ele, que tipo de vida estamos vivendo?

Que Deus nos ajude a amarmos Ele de uma tal maneira que nenhuma atividade seja mais importante do que passarmos tempo aos pés do nosso Mestre, do nosso Pai, do nosso melhor Amigo. Com a doce presença do Espírito Santo, nosso Consolador.